GESTÃO AMBIENTAL – SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA

          A Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei n° 12.305/10 e o Decreto 7.404/10 são as leis que definem o que é a logística reversa de produtos no Brasil. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, eles são instrumentos para aplicação de responsabilidades pelo ciclo de vida dos produtos (a produção, a viabilização da coleta e a reciclagem e restituição de resíduos sólidos). Todo este processo é uma forma de prevenir os inúmeros danos causados pelo descarte de produtos inutilizáveis de forma incorreta.
          Para a indústria eletro-eletrônica, a implementação de um plano de logística reversa para seus produtos é uma maneira de tornar-se mais sustentável e contribuir efetivamente para a preservação dos recursos naturais, ajudando na prevenção de poluição do meio ambiente, na redução de geração de resíduos e reutilização inteligente dos mesmos, na integração com o consumidor, no fortalecimento da responsabilidade ambiental da empresa, o engajamento dos seus colaboradores no cuidado com o meio-ambiente, no incentivo ao uso de tecnologias limpas, entre muitos outros benefícios para a empresa e a sociedade brasileira.

          A Sonabyte acredita que agir de maneira sustentável é assumir responsabilidade pelas gerações futuras e com a adoção de um plano de logística reversa, a Sonabyte se torna responsável pelo descarte das placas produzidas, sendo assim, existirá uma integração entre os clientes e a empresa em prol de uma causa maior. Para isso, a Sonabyte tem como meta o uso consciente de recursos e a conscientização de seus funcionários e clientes com relação à preservação do meio ambiente. Dentro da empresa foi necessária a criação de soluções para a correta devolução do material e o envio para reciclagem com maior aproveitamento e restituição do produto.

    Porque não descartar seus produtos eletrônicos no lixo comum?

          Os produtos eletrônicos são compostos por diversos materiais e componentes que garantem sua funcionalidade, esses componentes podem ser nocivos ao entrar em contato com o meio ambiente, contaminando o solo, a água e, conseqüentemente, as pessoas.

          Hoje, com o avanço tecnológico, os produtos de procedência reconhecida possuem baixos níveis de metais nocivos, mesmo assim, é muito importante que os produtos inutilizáveis não sejam descartados no lixo doméstico, mas encaminhados à destinação ambientalmente adequada.

          Os consumidores e usuários do produto, por sua vez, devem se comprometer com a devolução do produto nos postos específicos ofertados pelos fabricantes (assistências técnicas), iniciando assim, todo o processo de logística reversa e reciclagem indicado abaixo.

    Para visualizar o fluxograma clique aqui.

          A Sonabyte disponibiliza telefone para contato e e-mail para que o cliente tire suas dúvidas com relação ao assunto ou denuncie alguma irregularidade, os mesmos são os indicados abaixo:

    (19) 3272-2599
    gestaoambiental@sonabyte.com.br


Comercial
comercial@sonabyte.com.br
Engenharia
engenharia@sonabyte.com.br
Sonabyte
sonabyte@sonabyte.com.br